segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Construção de um ábaco!

Nesse período eu tenho a disciplina Matemática - Conteúdo e Método...
Para aula de hoje a professora pediu que levássemos um ábaco... bem eu não tinha um, nem trabalho em escola para que pudesse pegar um emprestado... então pensei: vou fazer meu próprio ábaco. E assim eu fiz hj pela manhã... com materíais reciclados... caixa de pasta de dente, palito de churrasco e E.V.A.
Para quem não sabe, aí vai explicação do que é um ábaco:
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na China e no Japão, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
Ser pedagoga é isso... quando não temos material, construímos um... sempre visando o aprendizado e conhecimento do aluno...
Cada dia mais apaixonada pela profissão que escolhi...
Assim como eu ñ tinha, muitas escolas tbm ñ tem... ser pedagoga é isso... criar, fazer, nunca deixar de passar o conhecimento por falta de material!
Amo ser pedagoga! (Futura, rsrsrs)
#amopedagogia #amooquefaco #abacofeitopormim #amopedagogia #amomuitotudoisso #auladematematicaconteudoemetodo





Nenhum comentário:

Postar um comentário